Economia

Projeções do cenário econômico em debate

Palestrante da reunião-almoço Tá na Hora, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, traçou um panorama da economia considerando questões regionais, como a estiagem, e mundiais, como o coronavírus

Paulo Rossi -

Em passagem pela região, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, foi o palestrante da reunião-almoço Tá na Hora, realizado pela Associação Comercial de Pelotas (ACP). Com uma projeção do cenário nacional e mundial econômico, devido ao avanço do coronavírus, ao impasse sobre a produção de petróleo entre Rússia e Arábia Saudita, Coutinho também traçou um panorama sobre a estiagem que afeta o Estado, e citou que a diretriz tomada pela instituição é a de analisar individualmente a situação dos produtores.

Formado em Engenharia Civil e Economia, Coutinho também já atuou como diretor financeiro de Crédito e Internacional no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e como sócio-fundador de outras duas instituições financeiras. O primeiro tópico abordado foi referente aos números do Banrisul, destacando a presença do banco em 85% dos municípios gaúchos, com 518 agências no Rio Grande do Sul e outras 17 nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. "Não temos a intenção de diminuirmos o número de agências", destacou. Ao todo, a instituição conta com 10,2 mil colaboradores. Outro aspecto destacado foram os esforços para aumentar a participação no setor do agronegócio e também em relação às micro e pequenas empresas, de forma a contribuir com o desenvolvimento do Estado. A tecnologia também foi citada como elemento importante para a instituição, que vem promovendo investimentos na área. Conforme Coutinho, a estimativa é que 54% das transações já são feitas por meios digitais.

Além de ter abordado o cenário macroeconômico mundial, com citação às eleições presidenciais nos Estados Unidos, o impasse entre Arábia Saudita e Rússia em relação à produção de petróleo e a peste suína, que atingiu a China, apontada como uma oportunidade de negócios para o Brasil, a disseminação do coronavírus foi citada como um importante fator de instabilidade política e econômica. Na última terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o vírus como uma pandemia. Para Coutinho, esses efeitos ainda não estão sendo sentidos no Brasil, mas a situação pode mudar. "É uma questão de tempo", projetou. Nesse sentido, ele afirmou que não houve mudanças nas diretrizes do banco, mas a posição poderá ser revista. "Vamos tentar fazer o máximo possível para que a economia do Rio Grande do Sul não sofra, mas não estamos em uma ilha", contou, destacando a necessidade de que medidas também sejam realizadas pelo governo federal, de acordo com o avanço da crise.

Estiagem

Para enfrentar os efeitos da estiagem na economia, Coutinho citou que a posição do Banrisul é de analisar a situação de cada produtor rural, de modo a promover uma possível reprogramação ou refinanciamento de dívidas rurais. Questionado sobre uma possível privatização, disse que a decisão é do governador, que já sinalizou que não irá propor a medida, e da Assembleia Legislativa. "No nosso horizonte, a gente não trabalha com privatização, trabalha como um banco público", resumiu.

O presidente da ACP, Mauro Bom, afirmou que a apresentação serviu como forma de demonstrar que o banco está como parceiro no desenvolvimento do Estado, de forma a agir como um impulsionador da economia gaúcha. De acordo com ele, esse apoio passa a ser importante, considerando o cenário econômico, afetado por eventos como a disseminação do coronavírus e do impasse nas negociações entre a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), sobre a redução de produção de petróleo. O próximo evento será no dia 2 de abril, e terá como tema Ajuste fiscal e reforma tributária, com a presença do deputado estadual Augusto Lara (PTB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Domingo no Castelo tem inscrições abertas para participação comercial no evento Anterior

Domingo no Castelo tem inscrições abertas para participação comercial no evento

Próximo

Unipampa altera data da Chamada Oral por Nota do Ensino Médio

Deixe seu comentário